sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Deus e a sua Santíssima Trindade

Qual é a verdade e mais ortodoxa fé a respeito de Deus e da Samtíssima Trindade



Os doutores católicos e o povo fiel de Deus decretaram  que devemos acreditar e professar que só existe um único Deus verdadeiro, incriado , infinito, onipotente, eterno, Pai, Filho e Espirito Santo, três pessoas, eternas e iguais, da mais simples essência, substância e natureza. Essa é a fé católica, esta é a religião ortodoxa, esta é a  verdade cristã: Que nós adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, não confundindo as pessoas e não dividindo a substância.



O Pai gerou o Filho a parti de toda a eternidade e lhe deu sua substância e, no entanto, a conservou em si. O filho também, sendo gerado, recebeu a substância do Pai, mais não assumiu a pessoa apropriada do Pai; pois o pai não a trasladou ao filho; pois são ambos da única e mesma substância, embora de pessoas diferentes. Esse filho também, embora coeterno com o Pai, gerado da substância do Pai antes do mundo, também nasceu no mundo a partir da substância de uma Virgem, e seu nome foi Jesus, Deus perfeito, de uma alma razoável e carne humana, que em todas as coisas foi homem, exceto no pecado.



Por isso é necessário que  acreditemos que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de deus, é Deus e homem, uma pessoa, duas naturezas; Deus gerado antes do mundo sem uma mãe, de uma virgem pura, antes  e depois do seu nascimento; ele sofreu na cruz e morreu, mas na cruz restaurou a vida e destruiu a morte com sua morte; foi sepultado e desceu ao inferno, mas libertou do inferno as algemas dos País, e ressuscitou por seu próprio poder; no terceiro dia subiu aos céus e enviou seu espirito consolador, e virá para jugar os vivos e os mortos; e quando ele vier,  todos os homens ressuscitarão em carne e prestarão contas de suas obras.



Essa é a fé verdadeira, da qual, se qualquer homem duvidar e não acredita com firmeza, estará longe da salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário